Nas águas costeiras aqui, mesmo estando a quilometros da costa, a profundidade pode ser menor que um metro, sendo frequentes os bancos de areia e os perigos à navegação.Alguns quilometros continente adentro tudo é também muito plano, resultado de uma longa historia de deposição de sedimentos que vieram das serras, morros e chapadas que limitam o Ceará. Juntando a esse quadro os vários eventos de mudanças drástica no nível dos oceanos ao longo das ultimas centenas de milhares de anos se produziram as dunas e falésias típicas do nosso litoral.
A ação das ondas desgasta os extensos tabuleiros de rochas sedimentares moles que embasam o relevo aqui, originando neste desgasta as falésias coloridas e muita areia. Á medida que o nível do mar varia,o relevo muito plano expõe ou submerge grandes extensoes de "terra" (na verdade areia). A areia exposta é carregada pelos fortes e constantes ventos de SE-NE formando as abundantes dunas costeiras.
No detalhe da falésia os seixos denunciam que ali mesmo já foi o médio curso de um rio caudaloso.
A plataforma continental rasa e plana aparece nesta maré baixa, em uma praia " seca": é preciso andar quilometros para chegar à água
Panorâmica do complexo dunar da Ponta Grossa: a direção predoiminante dos ventos (leste)é perpendicular as estrias formadas na areia. Ao fundo o avanço das dunas sobre a vegetação.
Um comentário:
Ola meu caro, tudo bem? Matéria 10 essa que você fez sobre o nosso litoral cearense inclusive em Icapuí.
Queria deixar meus parabéns e avisar que sua matéria foi publicada em meu blog:
www.peixegordonews.blogspot.com
blog este contendo notícias e entretenimento sobre Icapuí e região, por isso publiquei sua matéria. depois der uma olhadinha no blog, vou por você na lista de blog favoritos.
Abraços
o autor.
Postar um comentário