Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Um novo ponto de vista...


Em repouso, na barra da Croa Grande, esperando a maré subir pra partir pra Barra do Acaraú

Depois de algumas semanas calafetando e pintando o casco, fazendo pequenas obras de carpintaria e construindo novos mastro e vela finalmente a Estrela voltou as águas e já há uma semana virou a minha casa.
Este veleiro de 21 pés é uma embarcação típica da zona central da costa norte (oeste do Ceará, Piauí e leste do Maranhão). Foi construida com técnicas artesanais por um mestre de Acaraú e utilizada por um ano na pesca oceânica. Esse tipo de embarcação é localmente conhecida por Canoa Costeira, com muita inspiração da Biana do Maranhão.
É uma nave sui generis. Reúne características bastante tradicionais, como a proa em espelho (plana), mastro composto por várias peças (unidas por grossos fios de nylon) e vela artesanal de tecido com um desenho de casco bastante similar aos veleiros modernos. A quilha é longa (se estende da proa à popa), caracteristica fundamental de segurança nas águas rasas daqui, e que permite manobras legais como embarque e desembarque direto em terra.
Ontem estreei plenamente o conjunto completo de velas e a mastreação nova em um vento leste meio intenso,uma certa adrenalina ficar desviando dos imensos currais de peixe e bancos de areia oceanicos no contravento, a quase 7 nós nas rajadas de popa, bastante razoável para embarcações a vela deste porte ( a velocidade média de cruzeiro nas condições do sudeste varia entre 3 e 8 nós por exemplo
).
Agora estou dando um trato no convés e construindo uma vela de estai (aquela da frente) maior e mais colorida pra viajar mais um pouco.

5 comentários:

Dorfo disse...

Boa sorte na arte-final da embarcação. E cuidado com os tubarões.

Abraços,

Dorfo

Ewerton disse...

Broder, as velas ficaram massa, muito boa a escolha da cor, e acima essas velas são eficientes pelo que entendi. Aguarde o marujo velho aqui pra umas aventuras pelo mar tenebroso.
Abraço,
Ewerton

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Graaaaande Rafael..
Vi aqui que você está vivendo em um paraíso, brother!
rehhhh
Valeu!
Abraço
Cícero

Suellen Galvão disse...

Fala Rafa! Tu é fera mesmo, heim! Será que um dia farei algo assim..? Bjão